1ª Oficina de Arpilleras no Arquivo Nacional (RJ)

No segundo dia , 30 de maio, a quantidade de publico visitante baixou um pouco em relação ao dia anterior . Tivemos neste dia 30 visitantes com os quais dialogamos e fizemos a visita guiada . Mas neste dia, realizamos  a primeira oficina com um grupo de 15 mulheres do Centro de Referencia de Mulheres da Mare.  

 Esta oficina  iniciou-se às  14 horas, com uma visita guiada para as mulheres do Complexo da Maré.  A curiosidade despertada pelas peças, entre o grupo, foi muito grande e foi impressionante vermos como elas se interessaram pela luta das mulheres chilenas, identificando muitas das ações realizadas por elas no seu dia-a-dia. Desta maneira, puderam conscientizar-se a respeito da importância de lembrar-se das lutas do passado e trazê-las para o presente.

Depois de que se assistiu ao vídeo “Como Alitas de Chincol”,fizemos uma roda para começarmos os trabalhos práticos. O grupo foi dividido em três e cada um destes subgruposterminou uma Arpillera própria.

As três Arpilleras confeccionadas tiveram os seguintes nomes:
1) SOS criança e adolescentes,- Violência sexual: Se pode ver uma casa onde as crianças são acolhidas e recebem ajuda psicológica . No entanto, foi retratado também, através da criação artística, um lugar onde geralmente ocorrem as emboscadas e as violações  dos direitos destas crianças: um pequeno terreno cheio de plantas e arvores.


2)  A casa do CRMM (Centro de Referencia das Mulheres da Maré) durante uma festa junina. Vemos bandeirinhas, comida , balões que identificam as características desta festa e a sua importância para a comunidade

3)  A casa do CRMM e as atividades criativas. Vemos colares, bombons (doces que elas aprendem a cozinhar e vendem) , bolos e outras guloseimas, atividades realizadas por elas dentro de uma casa que as acolhe e que é devidamente representada no trabalho.

Anúncios
Esse post foi publicado em Rio de Janeiro. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s