Terça feira dia 22, foi realizada a segunda oficina em BH. Estiveram presentes 14 mulheres de diferentes organizações sociais, artesãs e assistentes sociais . Depois de uma visita guiada pela exposição e uma longa explicação da historia e psicologia das Arpilleras, participaram com muito entusiasmo da oficina.
O produto desta tarde de trabalho foi a confecção de três Arpilleras muito interessantes.
1-“A escola de nossos sonhos”. As participantes explicaram que elas queriam construir uma escola que esteja baseada em valores sociais, não tanto no em conhecimento mas sim dedicada à preparação dos estudantes para a vida na comunidade. As ideias que quiseram expressaram nos bordados é que os conhecimentos podem ser adquiridos de outras formas, mas a solidariedade , o amor e o respeito aos companheiros eram valores a serem ensinados na escola.
2-“Violência domestica”, uma arpillera muito emotiva, fabricada por varias pessoas que tinham sofrido e algumas sofrem ainda de violência nas suas casas. Falaram das casas que acolhem elas e das assistentes sociais que tratam de tirá-las dessa situação. Uma dessas casas é a “Bem-Vida”. Elas falaram que até as musicas que cantam os jovens falam de violência e que as pessoas riem das letras e não percebem a violência que existe atrás delas.
3-O terceiro tema foi “Copa/Pampulha”. As pessoas em BH se queixam muito do dinheiro que está-se gastando com a reforma do Mineirão, estádio de futebol de BH. As participantes deste grupo reclamaram de que em razão da Copa 2014 se gasta muito dinheiro em embelezar a cidade e se deixam outros projetos importantes abandonados.