Mesa Redonda e Debate “Arte, Sexismo e Feminismo: As Cores do Conflito”

Para a tarde do sábado dia 14 de abril, convocaram se palestrantes  para que conformassem  uma mesa e organizassem  um debate com o titulo: Arte, sexismo e feminismo: As cores do conflito. A apresentação começou as 15.30h,  sendo que a mesa redonda foi realizada na mesma sala onde estava a exposição, no meio das Arpilleras, o que criou um clima de debate muito interessante. Formalmente, tivemos a assistência e participação de aproximadamente  15 pessoas,  mas como estávamos no mesmo lugar da exposição , o tempo todo as pessoas que visitavam o lugar paravam para escutar e participar do debate.

Formalmente, tivemos a assistência e participação de aproximadamente  15 pessoas,  mas como estávamos no mesmo lugar da exposição , o tempo todo as pessoas que visitavam o lugar paravam para escutar e participar do debate.

As palestrantes foram:

Rosa Maria Blanca (Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades/UFSC)    que foi a Coordenadora da mesa sendo o titulo de sua exposição : A dimensão artística e política do trabalho das arpilleras

Esther Vital  ( Pesquisadora em Acción Internacional Humanitaria/NOHA – International  Association of Universities) que  também participa como co produtora da Exposição. Ela falou da Contribuição da arte na transformação de conflitos: Arpilleras Embajadoras.

Luciana Grupelli Loponte (Programa de Pós-Graduação em Educação/UFRGS) . O tema de sua fala foi: (Des)construindo a História da Arte através do gênero.

Marian Pessah (Artivista – Encontro Feminista Autônomo Latinoamericano e Caribenho EFALAC  se referiu ao tema   Arte Feminista e Ativismo na Arte Latinoamericana: o tratamento sexista praticado durante a ditadura, Como podermos definir a relação do feminismo com a arte, na América Latina?. no final

As falas despertaram muito interesse  e os debates com o publico presente no final  das exposições suscitaram  varias perguntas e indagações . A tal ponto que a reunião só terminou as 18h porque  o pessoal do Memorial teve que pedir que por favor terminássemos  porque estava no hora de fechar o local.

Anúncios
Esse post foi publicado em Porto Alegre. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s