Oficina de Arpilleras com participantes de movimentos sociais de Brasília

Entre linhas, lãs, agulhas, tesouras, retalhos e muitas histórias para compartilhar costuraram  as suas narrativas em pedaços de arpillera (juta) na oficina que aconteceu no sábado (24/03) no Anexo do Museu Nacional de Brasília.

Estiveram presentes na oficina representantes da Marcha Mundial das Mulheres, Mulheres da Economia Solidaria, das Promotoras Legais Populares, do Foro de Mulheres de Brasília, além de mulheres moradoras em várias cidades de Brasília, como a Via Estrutural, Paranoá, São Sebastião, Braslandia e Vila Planalto.

A oficina foi facilitada por Esther Vital, e começou com uma visita guiada pela exposição de arpilleras na Biblioteca Nacional onde as mulheres participantes puderam se conectar e identificar com as narrativas de luta e resistência das chilenas, através da sua arte.

Depois, já no Anexo do Museu Nacional, as participantes começaram trabalhar em quatro grupos. Até final da tarde teriam que ficar costuradas suas histórias através da técnica chilena.  Histórias de mulheres, histórias de luta, histórias de resistência, que foram conversadas, desenhadas, cortadas e costuradas, unidas e compartilhadas entre trocas de lembranças e muita emoção.

Contaram ainda com a ajuda da Inês, chilena e arpillerista, que ajudou a bordar, e mostrou os pontos com muita paciência.

Não podemos deixar de agradecer a ajuda e apoio da Leila Rebouças, da Cíntia Mara e da Pola Karlinski que conseguiram o local, as cadeiras, e ainda contribuíram com comes e bebes. Agradecemos também a Miren Sainz e a Sonia Coelho que fizeram os contatos com as várias organizações participantes.

O encerramento da oficina deixou muita motivação no ar, muitas propostas… Esperamos que esta oficina seja o inicio de uma nova arpillera que será costurada em Brasília.

Anúncios
Esse post foi publicado em Brasília. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Oficina de Arpilleras com participantes de movimentos sociais de Brasília

  1. Inés Fuentes disse:

    Tive uma linda experiencia ao ,trabajar com voces ,y no esqueçam moro em Brasilia e posso ayudar a vocês para perfeçoar a técnica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s